Arquivo: Edição de 29-09-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

D. António dos Santos

BISPO DE AVEIRO
Foi tornada pública em 21 do corrente mês a nomeação de D. António Francisco dos Santos bispo residencial de Aveiro.
Apresentado à arquidiocese de Braga no dia de Quinta-Feira Santa de 2005, aquele sorriso “muito especial” que expandiu em cerimónia tão significativa, sobretudo para o Clero, haveria de caracterizar toda a sua acção pastoral ao longo de pouco mais de ano e meio. O propósito que ele afirmara de ter como lema o exercício da bondade, fê-lo credor de respeito e muita simpatia de sacerdotes e comunidades inteiras.
É o próprio Arcebispo Primaz que, num primeiro momento da notícia, traduz autorizadamente o sentimento geral da grei arquidiocesana: “Ninguém ignora o encanto e entusiasmo com que se dedicou à comunidade arquidiocesana na variedade dos serviços que lhe foram confiados. A proximidade com todos, a alegria do testemunho, a dedicação serena e corajosa e, particularmente, a amizade sincera que foi oferecendo, exigem que lhe expresse a mais sincera gratidão. O seu jeito de ser bispo irá continuar como recordação duma passagem tão breve entre nós. O tempo foi breve, a mensagem da palavra e da vida irá perdurar”.
Na mensagem à arquidiocese de Braga, D. António Santos quis emoldurar a notícia da nomeação com a abertura do coração mergulhado em sentimentos que ele próprio qualifica de gratidão.

foto
Referindo-se mais ao povo e sacerdotes que são a vida das comunidades dos fiéis, abre-se deste modo: “Recordai sempre a fé, o encanto e o entusiasmo encontrados, sentidos e vividos nas Visitas Pastorais – momentos únicos, densos e belos de comunhão com os sacerdotes e com as comunidades cristãs, desde as crianças aos idosos, desde os jovens às famílias; sem nunca mais esquecer os milhares de crismados a quem confirmei na fé e no sacramento com a unção santa do Crisma, multiplicando, através deles, a abundância dos dons do Espírito na Igreja e no mundo.
Levarei comigo as marcas perenes do testemunho exemplar e generoso, do acolhimento dedicado e sincero e da comunhão fraterna e solícita de todos os sacerdotes, sempre irmãos e amigos”.
D. António Francisco dos Santos sucede a D. António Baltasar Marcelino, bispo em Aveiro desde 1981, primeiro, como bispo coadjutor (1981-1988) e, desde então, como bispo residencial.
A certeza de êxito na nova missão que o nosso bom pastor e amigo nos deixa está nos seus próprios sentimentos: “A palavra de Cristo na Cruz (do Senhor Bom Jesus, como tão devotamente O invocamos), de que fiz lema episcopal – In manus Tuas –, dá-me a necessária fortaleza de alma para partir sempre com serenidade, confiança, alegria e paz”.

D. António Francisco dos Santos nasceu em Tendais, concelho de Cinfães, diocese de Lamego, no dia 29 de Agosto de 1948. É padre desde 8 de Dezembro de 1972, foi pároco de São João Baptista de Cinfães até, em Julho de 1974, ser enviado para Paris para continuar os estudos de Filosofia e Sociologia e assumir a responsabilidade pastoral de uma comunidade portuguesa emigrante.
Regressado a Portugal foi nomeado professor e membro da equipa formadora do Seminário Maior de Lamego, desempenhando cumulativamente as funções de secretário e ecónomo do mesmo Seminário; de 1986 a 1991, ano em que foi nomeado cónego da Sé de Lamego, foi vice-reitor.
Até ser eleito Bispo Auxiliar de Braga, foi Delegado Episcopal para a Formação de Clero de Lamego, Responsável da Pastoral Universitária da Cidade, Secretário Diocesano da Pastoral das Migrações e Membro da Equipa Sacerdotal da paróquia de Santa Maria Maior de Almacave. E também Chefe de redacção do jornal diocesano “Voz de Lamego”, Vigário Episcopal do Clero, Pró-Vigário Geral da Diocese, Presidente do Centro de promoção Socio Rural de Lamego, Director Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade e Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora.
Ordenado Bispo na Sé de Lamego no dia 19 de Março de 2005, D. António Francisco dos Santos é o actual Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que há poucos dias organizou, em Fátima, o V Simpósio do Clero.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.