Aliança de Santa Maria

A Aliança de Santa Maria, também identificada pela sigla ASM, é uma congregação religiosa de direito diocesano, aprovada na Diocese de Braga, tendo a sua sede geral na Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães.

Em 28 de Novembro de 1985, o Senhor Arcebispo D. Eurico Dias  Nogueira aprova a Aliança de Santa Maria como Associação de Fiéis e, em 13 de junho de 2002, o Senhor Arcebispo D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, aprova-a como Congregação Religiosa de Direito Diocesano.

Esta Congregação nasceu no Porto, a 25 de Março de 1966 e foi fundada por Maria Áurea Ferreira Soares e Maria Clara de Vasconcelos Pereira, professoras de Liceu e de Ensino Básico, respectivamente.

Entre as convulsões próprias da época, o Espírito Santo foi-lhes inspirando a urgência de anunciar o Evangelho e a Mensagem de Fátima que viam como dom de Deus de importância singular. A partir de 1974 intensificaram o trabalho apostólico difundindo entre o povo de Deus o rosário, bem como os pedidos de Nossa Senhora de consagração e reparação. Daí nasceram os movimentos laicais ligados à congregação – Cruzada Nacional do Terço, Luzeiros de Santa Maria e Aliados Reparadores. Um pouco mais tarde surgiu também o Luzeiro dos Pastorinhos, com crianças e adolescentes, bem como um grupo de jovens.

O carisma “Cooperar na Nova Evangelização através do Coração Imaculado de Maria”, com o rosto concreto da Mensagem de Fátima, configura-se num estilo de viver alicerçado nas verdades do Evangelho, anunciadas por Nossa Senhora na Cova da Iria. Salientamos a centralidade de Deus na nossa vida, o amor a Jesus Eucaristia, ao Imaculado Coração de Maria e à Igreja, o desejo de santidade e o zelo por participarmos na História da Salvação. Esta forma de viver, traduz-se em diversas atividades apostólicas na difusão da Mensagem de Fátima entre os grupos com quem trabalhamos: crianças, jovens e adultos nas paróquias, salientando sobretudo a oração do rosário, o pedido de Nossa Senhora da reparação dos Primeiros Sábados, da consagração, da penitência em ordem à conversão. Também colaboramos nas Igrejas Locais onde estamos inseridas, na pastoral da tarefa evangelizadora, de acordo com as necessidades do momento.

As comunidades da Aliança de Santa Maria estão sedeadas em Guimarães (Casa Mãe) , em Estarreja, em Coimbra, em Fátima (duas comunidades, entre elas a de formação) e em Belém (Lisboa), com um número total de trinta e dois membros que professam os votos de pobreza, castidade, obediência e unidade. 

ALIANÇA DE SANTA MARIA - ASM

 

Ser Consagrado é... (2)

Ser Consagrado é... (1)

Aliança de Santa Maria

 

 

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.