Aliança de Santa Maria

A Aliança de Santa Maria, também identificada pela sigla ASM, é uma congregação religiosa de direito diocesano, pertencente a Diocese de Braga, tendo a sua sede geral na Ireja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira em Guimaraes.

Esta Congregação foi fundada no Porto, a 25 de Março de 1966 por Maria Áurea Ferreira Soares e Maria Clara de Vasconcelos Pereira, professoras de Liceu e de Ensino Básico, respectivamente, que, sentindo a importancia futura da Mensagem de Fatima e a necessidade futura de a difundirem, procuraram transmitir fielmente a Mensagem de Nossa Senhora.

A Aliaça de Santa Maria foi aprovada como Associação de Fiéis pe]o Arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, a 28 de Novembro de 1985. 0 estatuto de Congregação Religiosa, com a respectiva instituição.O canónica, foi alcancçado a 13 de Junho de 2002, aprovado pelo Arcebispo de Braga D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga.

Relativamente à sua sede gerat, sabe-se que, na época medieval era de invocação de Santa Maria de Guimarães e que no seculo XIV começa. a ser designada de Nossa Senhora da Oliveira. Hoje ainda conserva a aparência que adquiriu aquando da sua reconstrução, ordenada pelo rei D. Joao I(1357-1433).

Unidos a si tem também alguns movimentos laicais, como os Luzeiros de Santa Maria, os Aliados Reparadores de Santa Maria e a Cruzada Nacional do Terço, de quem foram fundadoras as Irmiis da Aliança de Santa Maria.

As comunidades da AAliança de Santa Maria estão sedeadas em Guimarães, em. S. Bento da Porta Aberta, em Fátima e em Belém (Lisboa) com um número total de vinte e quatro membros que professam os votos de pobreza, castidade, obediência e unidade, sendo este último o que melhor caracteriza estas irmãs. Os membros da Congregação são dirigidos por uma Superiora Geral, eleita para 0 cargo por um mandato de seis anos.

Esta Congregação participa na tarefa evangelizadora, levando Cristo ao mundo através do Coração Imaculado de Maria, segundo 0 espírito do Concí1io Vaticano II, pedido por João Paulo II e Bento XVI.

O carisma desta Congregação é, portanto, procurar alcançar a santidade pedida por Jesus, através de Nossa Senhora, vivendo e difundindo a Mensagem de Fátima.

ALIANÇA DE SANTA MARIA - ASM

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.