1ª Página

Arquivo: Edição de 30-06-2006

Renovado convite à confiança no futuro nas comemorações do 24 de Junho

foto
De acordo com o programa estabelecido, o 24 de Junho de 2006 serviu para, a partir das memórias mais longínquas da nossa portugalidade, rever o passado e, bem conscientes das exigências do presente, projectar o futuro com segurança. Esta foi a ideia-mestra que o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dr. António Magalhães, deixou bem expressa na sessão solene daquele dia, no Centro Cultural de Vila Flor.

A meio da jornada na celebração de Acção de Graças na igreja da Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, este ano animada por um grupo coral de Tacoronte, nas ilhas Canárias, Mons. José Maria caracterizava assim esta data: 24 de Junho de 1128, que todos nós assumimos como DIA UM de Portugal e, por isso mesmo, o início da constituição de uma Nação livre e independente representará sempre para os portugueses mais do que a memória da Batalha de São Mamede em que o jovem príncipe D. Afonso Henriques com a nobreza portucalense que o seguia levou de vencida a nobreza galega que apoiava D. Teresa, sua mãe. A Batalha de São Mamede desenhada certamente de contornos políticos e jurídicos, que os historiadores têm procurado entender, foi, de verdade, a afirmação insofismável dum Povo que queria fazer a sua história.

Museu de Alberto Sampaio
À sombra da Oliveira jantar volante

foto
No dia 7 de Julho, sexta-feira, pelas 20h45m, o Museu de Alberto Sampaio organiza um jantar volante designado «À sombra da Oliveira: jantar no Museu». Com este jantar pretende-se reunir, à sombra da Oliveira, todos os que gostam do museu e se deleitam com as suas obras de arte. O jantar terá lugar na Sala de Santa Clara e nos jardins do Museu.

Inventariação do Património da Igreja

foto
Desde há cerca de doze anos que a arquidiocese de Braga decidiu tomar a sério a inventariação do seu património documental, religioso e artístico.
Não sendo uma preocupação nova, pois sempre foi reclamado aos párocos, conselhos económicos e Órgãos gerentes das Associações e Instituições a inventariação dos bens no início dos respectivos mandatos, todavia, desde então, através do Instituto de História e Arte Sacra, de tentativa em tentativa, parece ter-se encontrado o caminho que possa resolver satisfatoriamente esta necessidade premente.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.