1ª Página

Arquivo: Edição de 10-03-2006

Presidente da República
Aníbal Cavaco Silva

foto
Ontem, dia 9 de Março, tomou posse do cargo de Presidente da República Portuguesa, o Professor Aníbal António Cavaco Silva.
Eleito em 22 de Janeiro pela maioria dos portugueses, tornou-se o 20º. Presidente da República, desde a sua fundação em 5 de Outubro de 1910.
Nascido em 15 Boliqueime, Algarve, em 15 de Julho de 1939, filho de Teodoro Gonçalves e de Maria do Nascimento Cavaco, é possuidor de um currículum vitae notável, como académico, político e economista.
Cavaco Silva é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e doutorado em Economia pela Universidade de York (Inglaterra).
Foi Investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, director do Gabinete de Estudos do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional do Plano.
Aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 e foi ministro das Finanças e do Plano do Governo da Aliança Democrática, presidido por Francisco de Sá Carneiro.
Em Maio de 1985 foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD e, em Outubro seguinte, o PSD obteve, nas eleições de 1987, a maioria absoluta – um facto inédito na democracia portuguesa -, resultado que repetiu nas eleições de 1991.
Foi nomeado primeiro-ministro em Novembro de 1985, nas vésperas da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, funções que desempenhou durante 10 anos.
É professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa e consultor do Banco de Portugal.

16 e 17 de Março
XIV Encontro de História Local: A tradição já não é o que era: artes tradicionais vimaranenses

foto
Os Encontros de História Local já são uma tradição do Museu de Alberto Sampaio. Este ano o tema versará sobre as artes tradicionais vimaranenses.
Apesar da tradição já não ser o que era, o Museu de Alberto Sampaio quer dar a conhecer o que foram e o que são as artes tradicionais em Guimarães. Tudo isto perpassará no XIV Encontro de História Local.

De 11 a 14 de Maio - Pavilhão Multiusos de Guimarães
XVIII Feira Nacional de Artesanato de Guimarães

foto
Já se encontram abertas as inscrições para a XVIII Feira Nacional de Artesanato de Guimarães. Este ano, a Feira de Artesanato irá decorrer de 11 a 14 de Maio no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.