1ª Página

Arquivo: Edição de 24-04-2008

42.° Dia Mundial das Comunicações Socias

foto
O papel que os instrumentos de comunicação assumiram na sociedade é já considerado parte integrante da questão antropológica, que surge como desafio crucial do terceiro milénio. De modo semelhante ao que se verifica no sector da vida humana, do matrimónio e da família e no âmbito das grandes questões contemporâneas relativas à paz, à justiça e à defesa da criação, também no sector das comunicações sociais estão em jogo dimensões constitutivas do homem e da sua verdade.
Quando a comunicação perde as amarras éticas e se esquiva ao controlo social, acaba por deixar de ter em conta a centralidade e a dignidade inviolável do homem, arriscando-se a influir negativamente sobre a sua consciência, sobre as suas decisões, e a condicionar em última análise a liberdade e a própria vida das pessoas. Por este motivo é indispensável que as comunicações sociais defendam ciosamente a pessoa e respeitem plenamente a sua dignidade. São muitos a pensar que, neste âmbito, é actualmente necessária uma «infoética» tal como existe a bioética no campo da medicina e da pesquisa científica relacionada com a vida.

17 e 18 de Maio
Congresso da Família
O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga organiza, nos próximos dias 17 e 18 de Maio, no Centro Cultural e Pastoral da Diocese, o Congresso da Família. Sob o tema “Família: dom e compromisso”, o evento pretende reflectir sobre a realidade familiar actual e ser «provocação» não só à comunidade cristã diocesana como à sociedade civil.

foto
O termo de um triénio de pastoral sobre a Família não pode ser considerado como algo circunstancial, limitado no espaço e no tempo, a algumas actividades e celebrações. Pelo contrário, há-de ser visto como dom e compromisso num projecto de contínua reflexão sobre a família e a vida, sobre a instituição matrimonial, precisamente num mundo em que os valores matrimoniais são com frequência feridos.

Monsenhor Cónego Eduardo Melo

foto
Faleceu em plena campanha apostólica, aos oitenta anos de idade, um dos membros mais notáveis da arquidiocese de Braga dos últimos tempos. Encontrava-se em Fátima para um encontro com responsáveis dos Cursilhos de Cristandade e haveria de, logo de seguida, presidir ao Congresso da TUREL (Turismo Religioso), na Póvoa de Varzim.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.