1ª Página

Arquivo: Edição de 22-02-2008

Dia Nacional da Cáritas - 24 Fevereiro 2008
Semana Cáritas 2008

foto
Acolher a diversidade exige a educação do olhar
Desempregados jovens e de longa duração, idosos sem família e menores abandonados, pessoas com deficiência e com sida, cidadãos ciganos e sem abrigo, pessoas drogadas e prostituídas, trabalhadores imigrantes e emigrantes, refugiados e estudantes estrangeiros, reclusos e pessoas discriminadas.... Com eles e ao serviço deles a Caritas Portuguesa unida às Caritas diocesanas e a outros organismos da Igreja e da sociedade em geral, quer continuar a ser - não obstante a diminuição dos meios e recursos - sinal vivo e orgânico do Amor sem limites e diversificado de Deus pela humanidade inteira.
Os empobrecidos pelo nosso moderno "estilo de vida nacional" - sempre menos sóbrio, poupado e simples - pululam a olhos vistos nas nossas cidades e vilas. Esses nossos irmãos e irmãs, em situação de vulnerabilidade, são denúncia pública de um sistema económico, laboral e político que, por mais europeu e rico que se queira proclamar ao mundo, se apresenta sempre mais exclusivista, selectivo, competitivo e desigual.
Neste ano europeu do diálogo intercultural considero que é preciso educar o olhar! A nível da acção social da Igreja urge uma nova pedagogia do olhar desde as famílias, passando pelas nossas comunidades cristãs para chegar às escolas e autarquias. A caridade cristã também depende do olhar!

Eugénio José da Cruz Fonseca,
Presidente da Cáritas Portuguesa

Aniversário da JUNI

foto
A associação Jovens Unidos num Ideal (JUNI) comemorou no passado sábado, 9 de Fevereiro, o seu 37.° aniversário, dia que bem poderia ser designado como dia da memória.

Fundação Martins Sarmento

foto
O Decreto-Lei nº. 24/2008 de 8 de Fevereiro cria a Fundação Martins Sarmento e aprova os seus estatutos.
O Estado, a Sociedade Martins Sarmento, a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho são entidades fundadoras e compõem o Conselho de Administração da Fundação que tem duração ilimitada.

Petição em Defesa do Sector da Imprensa

Assine a petição!

Assine a petição!


Petição .Ficheiro Acrobat Reader Ver a Petição
Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.